Quem Somos

A maior qualidade do empresário brasileiro é saber identificar as oportunidades de crescimento para sua empresa. Agregar valores para a organização faz com que ela seja reconhecida pelos clientes em seu segmento. Porém, só uma boa gestão pode garantir que a qualidade dos produtos e serviços seja sustentável.

Em 2006, a ABCP procurou a Unidade de Apoio Tecnológico do SEBRAE-RJ para solicitar o desenvolvimento de uma capacitação em gestão orientada para micros e pequenos fabricantes de blocos de concreto. Para isso, recomendou que consultores do SEBRAE-RJ realizassem visitas prévias às fábricas de blocos, de pequeno, médio e grande porte, com o objetivo de melhor entender as necessidades e características específicas do segmento, além da elaboração dos cursos e metodologia a serem desenvolvidos junto aos empresários.Com a realização dos cursos, ainda em 2006, foi verificado o interesse dos fabricantes em dar continuidade na capacitação, fato este que incentivou a elaboração de um programa. Assim nasceu o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE).

Com o objetivo de promover ações que orientem os fabricantes para uma melhor gestão, proporcionando um aumento da produtividade da fábrica e a melhoria da qualidade dos blocos, tornando a empresa mais competitiva para a aplicação de seus produtos nos sistemas construtivos, o Programa tem apresentado bons resultados nos útimos anos.

Um exemplo é o aumento de 20% na produtividade das fábricas e grandes investimentos em equipamentos na ordem de R$ 15 milhões, que proporcionou melhorias no processo produtivo. Ainda, houve um aumento da capacidade de produção em 60%, permitindo a diversificação de pro-
dutos e melhorias da qualidade dos blocos de concreto.

 

 

Objetivos específicos

  • Capacitar os fabricantes na análise dos custos e na formação dos preços dos produtos;
  • Capacitar os fabricantes para identificar oportunidades de melhorias visando redução de custos;
  • Capacitar os fabricantes para melhorarem seus processos de Gestão;
  • Incentivar o aumento da qualidade dos blocos;
  • Mostrar a importância da percepção da competitividade dos blocos de concreto no sistema construtivo;
  • Preparar fabricante para oferecer soluções;
  • Aumentar a quantidade de fabricantes com o Selo de Qualidade ABCP.