Notícias

Minas encerra 1º Ciclo com encontro no Rio de Janeiro

ABCP

Lincoln Raydan, gerente da ABCP/MG, fala ao grupo

Após quatro anos de trabalhos que envolveram 400 horas de consultorias, visitas técnicas e encontros, a Regional Minas da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) encerrou o 1º Ciclo do Programa de Desenvolvimento Empresarial para Fabricantes de Blocos (PDE-MG) com um encontro realizado no Rio de Janeiro, nos dias 22 e 23 de novembro de 2012, em parceria com a Regional RJ. O evento reuniu fabricantes mineiros e cariocas para um debate sobre os principais desafios da indústria de blocos e pisos de concreto, e a troca de experiências e informações entre os dois mercados.

Na pauta do evento temas recorrentes como saúde e segurança, produtividade e mão de obra prenderam a atenção dos fabricantes,  que relataram suas experiências e coletaram informações para o planejamento de suas atividades em 2013. O consultor do programa, Henrique Amigo, fez questão de tocar em pontos importantes, surgidos de suas visitas às fábricas. ”Quem aqui planeja adequadamente?”, perguntou, motivando o debate. “Os empresários atuam, muitas vezes, como “bombeiros”, apagando incêndios na fábrica. O PDE ajuda os fabricantes a pensarem em seus negócios de forma estratégica, mas é importante planejar cada etapa”, ressaltou.

O consultor Davidson Deana abordou o tema "controle tecnológico" nas fábricas como um importante instrumento para a garantia da qualidade dos blocos e para o controle do processo de fabricação, com consequente economia nos insumos e segurança para o fabricante. 

Como complemento ao encontro os fabricantes realizaram visitas a duas fábricas na cidade de Queimados próxima à capital carioca, Multibloco e Pavibloco. Nas visitas os empresários conheceram os processos de industrialização, logística e controle tecnológico dos produtos nas fábricas.

Mobilização

Encerradas as atividades da primeira etapa do PDE-MG, a Regional Minas mobilizou o mercado de fábricas para a próxima etapa do Programa. Além da busca por continuidade na parceria com o Sebrae-MG, que permitiu o desenvolvimento de todo o trabalho realizado no 1º Ciclo, a ABCP conta com o apoio do Siprocimg (Sindicato das Indústrias dos Produtos de Cimento de Minas Gerais)  para as próximas ações que se iniciarão em 2013.

O 2º Ciclo do PDE-MG, que já conta com a pré-adesão de  aproximadamente 60 fábricas, será regionalizado e desenvolvido, durante três anos, em seis micropolos do Estado de Minas.

Fabricantes do PDE-MG que participaram do encontro no Rio de Janeiro

 

 

Acompanhe as ultimas noticias do pólo: MG

Minas encerra 1º Ciclo com encontro no Rio de Janeiro (8/1/2013)
ABCP - MG - 3

Integração é o foco do desenvolvimento empresarial (4/7/2012)
ABCP - MG - Notícias

Fabricantes mineiros visitam Canton Fair, na China (22/12/2011)
ABCP - MG - Notícias

8º Encontro de Fabricantes de Blocos de Concreto de Minas Gerais (1/12/2011)
ABCP - MG - 3

Mercado de blocos de concreto segue com otimismo em alta (21/7/2011)
Mandarim - MG - Mercado

Oportunidade para fabricantes de blocos e pisos (15/7/2011)
ABCP - MG - Notícias

PDE/MG define ações para 2011 (30/5/2011)
Eder Santin / Marcia Amaral - MG - Notícias

Fabricantes mineiros recebem primeiro módulo de Finanças (19/06/2009)
MÁRCIA AMARAL - MG - Notícias


Ir para o índice

Voltar