Informação Técnica - Artigos

Dúvidas sobre Blocos de Concreto (13/09/2010)
Revista Prisma - Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto

Como devo fazer para instalar um piso intertravado por cima de asfalto com colchão de areia? Qual a melhor solução?
O pavimento asfáltico pode ser utilizado como base para o assentamento dos pisos intertravados, desde que esteja (incluindo a base e a sub-base) em bom estado de conservação. Além disso, a estrutura do pavimento deve ser adequada às cargas do projeto. Veja na fotos como foi feito o assentamento no caso do Porto de Oakland: colocou-se a areia sobre o asfalto, e por cima dessa areia o novo piso. Neste caso, é necessário prever bem a questão das cotas e da drenagem. Uma observação importante: estas são as recomendações de projeto e de construção de pisos intertravados – não podem ser consideradas em substituição ao projeto de engenharia ou de especificação. (Resposta da BlocoBrasil)

Preciso de uma sugestão de especialista sobre o traço a se utilizar na fabricação de blocos e outros pré-fabricados de concreto Qual definição garante um traço de qualidade que me ajude a reduzir custos?
A definição do traço é uma etapa muito importante dentro do processo de produção de qualquer pré-fabricado. O traço deve ser definido segundo inúmeros fatores, tais como: tipo de cimento, maquinário, areia utilizada, pedrisco, o material a ser produzido, etc. Porém, não existe uma receita pronta... Normalmente, as fábricas devem contratar um técnico que, no próprio local da produção, estuda estas características e faz uma série de testes que definirão o traço para aquele produto específico. Se for do interesse, a BlocoBrasil dispõe de técnicos que fazem este trabalho para empresas associadas, e que podem ser indicados. (Resposta da BlocoBrasil)

Desejo construir minha casa com blocos de concreto, mas na área de garagem tenho que considerar que há 3 metros de contenção de terra. Preciso saber se, nesse caso, o bloco tem a mesma resistência da pedra grês (arenito) para contenção.
Neste caso, você terá que utilizar o bloco de concreto estrutural, com resistência e absorção para obras abaixo do nível do solo. O bloco de concreto pode ser encontrado em diversas resistências; um engenheiro pode lhe ajudar especificar qual resistência correta. (Resposta da BlocoBrasil)

Estou com um problema de trincas na fabricação de blocos. Como posso resolvê-lo?
Grande parte das fissuras durante o processo de produção de blocos de concreto se devem à umidade da massa ou ao processo de cura não estarem adequados. A umidade dos blocos deve ser tal que seja possível visualizar “estrias” nas paredes do bloco. Isto irá garantir maior coesão à massa e diminuir as fissuras. O processo de cura deve garantir que hão haverá perda de água dos blocos para o ambiente. Assim, a cura deve ser realizada logo após a moldagem dos blocos de modo contínuo e homogêneo. Os blocos não podem ser deixados em pátios abertos, sujeitos a insolação direta e ventos. Um sistema com aspersão de água em névoa (sem gotejamento) e proteção contra vento devem ser providenciados; isto reduz a fissuração causada pela perda de água. (Resposta de BlocoBrasil)